Click em PARTICIPAR DESSE SITE e Seja minha Amiga (o) e Seguidora do Blog:

Translate

quinta-feira, 3 de julho de 2014

DRENAGEM DO CAMPO DE FUTEBOL - COPA DO MUNDO 2014

O conteúdo que estava ensinando em sala de aula  (geografia) era os tipos de solo, por isso aproveitei para estudar a drenagem de um campo de futebol e juntamente com a turminha montamos uma simulação de um campo usando um aquário. 

Fonte da pesquisa:

 Drenagem de campos de futebol

Escoamento da água por meio de tubos perfurados é sistema mais utilizado para evitar encharcamento do solo. Saiba como funciona

Por Rodnei Corsini
Edição 11 - Dezembro/2011


Daniel Beneventi
Clique aqui para ver infográfico
Os campos profissionais de futebol são munidos de sistemas de drenagem para evitar que fiquem encharcados, favorecendo as condições de jogo e prolongando a conservação do gramado. Existem diversos layouts e sistemas de drenagem de gramados. A grande maioria dos estádios utiliza tubos em "espinha de peixe" com escoamento da água por ação da gravidade - um sistema subsuperficial complexo que emprega subcamadas drenantes e tubos perfurados. Mas existem, também, sistemas pressurizados (a vácuo, com pressão negativa nos drenos para acelerar a drenagem), com colchão drenante, entre outros. Os tubos podem ser dispostos de formas variadas, com um layout em linhas paralelas, por exemplo. Confira um sistema típico de drenagem, feita por meio da ação da gravidade e com tubos dispostos como "espinha de peixe".

1) Dimensionamento
O dimensionamento do sistema de drenagem leva em conta diversas características, como a permeabilidade e condutividade de água do solo base, a forma de plantio da grama (tapete, plugs ou sementes, por exemplo) e os índices de chuva (intensidade, duração e assiduidade). São consideradas, também, a forma de uso do gramado (jogos ou treinos, por exemplo) e a frequência. Um bom projeto de drenagem não é feito para garantir boas condições de jogo em toda e qualquer circunstância - caso o dimensionamento fosse feito para cobrir exceções, haveria prejuízos para as condições do campo em situações mais comuns.
2) Drenagem superficial
A drenagem é feita superficialmente por conta do nivelamento do campo. É admitido e desejado um leve caimento no gramado, em que o ponto mais alto é o centro do campo. O desnível normalmente não ultrapassa 1%.
3) Drenagem subsuperficial
Em um sistema usual de drenagem, a grama é sucedida por uma camada de cerca de 60 cm de terra (com alto teor de areia) ou topsoil (mistura de areia e matéria orgânica). Essa camada permite o desenvolvimento da grama e o bom escoamento da água. Abaixo dela, há uma camada de areia grossa com cerca de 30 cm e uma camada de brita (com mais de 0,5 m) onde são abertas valas e são enterrados os tubos drenantes perfurados, dispostos como "espinha de peixe". A tubulação pode ter, em média, 4" a 8" de espessura, e o caimento conduz a água dos ramais secundários para o primário. A vala costuma ser envolvida com uma manta sintética geotêxtil para auxiliar na filtragem e evitar o entupimento dos tubos. As espessuras das camadas podem variar e o escoamento final no estádio pode ser destinado a uma galeria pluvial.

Manutenção
O bom desempenho da drenagem depende, entre outros fatores, da aeração - uma prática de manutenção que beneficia o gramado. A aeração é feita com máquinas ou ferramentas que perfuram o solo e o mantém descompactado, permitindo a boa condutividade de água da camada inferior à grama.
Colaboração: Artur Jorge de Melo, engenheiro-agrônomo, projetista e consultor em gramados esportivos






Nenhum comentário:

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...